quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SYNKRONOS


A vai!ciadeteatro apresenta SYNKRONOS, perfomance de Vinícius Meneguzzi integrante do projeto Sincronário – que tem a pesquisa sobre os tabus sociais como ponto de partida para uma nova criação artística com foco nas mudanças de percepção provocadas pelo tempo. Em SYNKRONOS, sob orientação de João Pedro Madureira, foram escolhidos quatro temas principais: materialismo, falsas doutrinas, sexo e medo. Até que ponto esses tabus nos limitam para agir sobre os nossos desejos?

A reflexão é inserida no universo dos reality shows, através da ideia de que eles não passam de uma realidade fictícia com regras de sobrevivência, de controle e de envolvimento social. O ator procura somar à essa realidade controlada um desejo, baseado na proposta inicial dos tabus: o culto ao corpo.

Em cena, uma pessoa disposta a superar todas as dificuldades e tentações humanas do cotidiano (como comer, beber, sentir dor) por um bem maior - a busca pela imagem padrão e pelo dinheiro. O público é o contato direto com a realidade, sendo peça fundamental da performance. É a plateia que provoca os estímulos externos para alterar o que é apresentado, criando uma nova realidade.


Performance 1: In my room

Ao som de uma música, corro... e recebo o seu desejo de me fazer ter desejo.

Homem. Cronômetro projetado. Esteira.

De um lado, um recipiente com produtos de consumo (hambúrguer, cigarro, salgadinhos, doces). De outro, um suporte alto com um copo d’água no seu topo. Entre esses objetos, está o ator correndo na esteira.

Um mediador coloca o set list, previamente selecionado. Durante as músicas, a plateia terá que escolher o que o ator deverá consumir enquanto estiver na esteira, sem qualquer tipo de líquido. Quando o tempo do cronômetro acabar, o público decidirá se quer pagar o valor de um copo d’água para que ele beba.

Duração de 35 minutos.

As regras:
.o ator não pode parar de correr na esteira até os 35 min do cronômetro cessarem.
.o ator só pode beber a água do copo se alguém da plateia pagar o valor estabelecido.

Performance 2: That’s life

Ao cantar pra você, aceito... e sofro as consequências do seu desejo com gosto de ser desejado.

Microfone. Música. Homem de terno.

De um lado o copo d’água com seu valor. Do outro, um minibar e uma cadeira. Entre esses objetos, está o ator e seu desejo de cantar.

O trajeto do ator consistirá em sair do microfone, sentar na cadeira e ingerir a bebida que será escolhida pelo público. As opções? Cerveja, whisky, vodka, tequila e água.

Duração: 35 minutos

As regras:
.o ator não pode parar de cantar até os 35 min do cronômetro cessarem.
.o ator não pode parar de beber até os 35 min do cronômetro cessarem.


SYNKRONOS: In my room e That’s life.
As perfomances acontecem nos dias 19 e 20 de novembro (sábado e domingo), respectivamente, às 20h, na Sala 309 da Usina do Gasômetro. Entrada franca (e sem necessidade de permanência no local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário